domingo, 11 de dezembro de 2011

Modelo Paramétrico 004

Como ter uma cubaiada paramétrica. Para simplicar, a unidade a ser multiplicada poderia ser feita apenas com a pilha Box , mas resolvi utilizar o cubo do exercício anterior. Dessa maneira, as geometrias a ligar no Move são todas as superfícies geradas (as faces do cubo).

A pilha Move não apenas move a geometria a que se liga, ela gera outra (como um Copy). Assim, resta apenas gerar o vetor de translado, informando o afastamento entre os blocos e a quantidade.

Para tal, utilizamos as pilhas Series (afastamento e quantidade de elementos) e Vector (para traduzir as informações da série em vetor e ligá-la na Move). Não esqueça de ligar a opção cross reference na pilha Move.

(http://www.4shared.com/photo/gTPTdw1r/cubaiadaPNG.html)
Se a quantidade a afastamento forem iguais em todos os vetores, basta criar uma pilha Series e ligar nos vetores. Neste caso, a intenção era apenas copiar nos eixos x e y e nada no eixo z (por isso, no vetor z está valor 0).


Até aqui, não é possível alterar um dos elementos do grupo, apenas todos (alterando o cubo original). Quando estivermos trabalhando com itens de listas, poderemos trabalhar os elementos isoladamente.
(http://www.4shared.com/photo/xauRNW06/cubaiadaLISTAPNG.html)  

Um modelo mais simplificado utilizando CenterBox para demonstração: Veja que o que sai da pilha Move é uma lista. Dessa maneira, poderemos trabalhar cada elemento (item) isoladamente ou em sub-grupos, se assim preferirmos.

Rhino 4.0 SR9 - Evaluation
Grasshopper 0.8.0013
Imagens editadas no Photoshop CS4.


Dê zoom para poder visualizar melhor ou baixe no link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário